Manufatura em Nuvem e suas Características

armazenamento remoto, ambas interligadas. Isto reflete a manufatura em nuvem clou manufacturing

Com o surgimento da internet e do conceito de “nuvem”, surgiu também a distribuição de inúmeros serviços de computação, como armazenamento remoto, banco de dados, servidores, redes, software através da internet entre outros. Bem-vindo à Manufatura em nuvem, veja suas Características e benefícios.

Manufatura em Nuvem e suas Características

Laudo SPDA condominios indústrias fspericias.com.br

São inovações que oferecem soluções rápidas, flexibilidade em recursos, redução do tempo de trabalho, compartilhamento de informações e redução dos custos finais.

O QUE É MANUFATURA EM NUVEM (CLOUD MANUFACTURING)?

Chamado de “o novo paradigma tecnológico”, este conceito da ciência da computação pode revolucionar os recursos computacionais e seu desenvolvimento, expandindo a visão dos modelos de negócios para as empresas de software.

A empresa IBM realizou um estudo com mais de 3000 diretores da área da informação (Chief information officer – CIO) sobre as tendências das empresas para a adaptação à mudança disruptiva e à complexidade do atual cenário tecnológico global. Os resultados mostraram que para aumentar a competividade das empresas, os diretores estão desenvolvendo planos estratégicos que incluem projetos especialmente na área de computação em nuvem, que se tornou uma prioridade absoluta nos atuais modelos de negócios das grandes empresas de tecnologia (MENDES, 2013).

Com a evolução dos sistemas de manufatura e o surgimento de novos desafios, a manufatura em nuvem (CMfg) deve ser considerada, devido combinar tecnologias emergentes com computação em nuvem, IoT (Internet das Coisas) e computação de alto desempenho entre outras.

Engenharia de software desenvolvimentos de softwares e programas industrialevo.com

A CMfg traz um novo conceito de fabricação fundamentado em redes de computadores, com gerenciamento de processos de maneira unificada, possibilitando compartilhamento de informações de todas as etapas dos processos produtivos. Os operadores da CMfg gerenciam os processos em nuvem, e fornecem informações para os usuários de acordo com suas necessidades.

Este tipo de manufatura, deve informatizar cada vez mais as fábricas, oferecendo soluções inovadoras e aumento de eficiência dos sistemas de produção, ocasionando maior competitividade perante concorrência global, e um mercado consumidor cada vez mais exigente.

Imagem apresenta homem utilizando tablet para programar robô
Imagem: Salt Solutions – IHM

A integração fundamentada no conhecimento de todo o ciclo de vida dos produtos permite a realização de funções baseadas em serviços em nuvem, como gerenciamento eficiente e busca inteligente das informações, por exemplo. A CMfg utiliza os recursos da computação em nuvem e da tecnologia da informação sob demanda, a partir de ferramentas como servidor, armazenamento, rede e software que permitem que os usuários possam acessar as informações dos sistemas produtivos através da internet (ZHANG, 2014).

As principais indústrias do mundo vêm investindo em iniciativas pelo avanço nos processos de manufatura, projetos e inovação e para globalização dos sistemas produtivos.

Investimentos estes em grande parte impulsionados pela indústria 4.0, pela busca de tornar as fábricas cada vez mais eficientes e inteligentes. Assim surgiram algumas tecnologias estratégicas, como internet das coisas industrial (IIoT), desenvolvimento de produto social (Social product development – SPD), projeto baseado na nuvem (Cloud-based design) entre outros.

Simplificando

Os mesmos princípios da computação em nuvem estão em uso na fabricação em nuvem, sendo um modelo de negócio para compartilhar recursos e recursos de fabricação através de uma plataforma em nuvem. Em termos simples, significa que as pessoas podem visitar um site para solicitar sua fabricação, enquanto a produção não se limita a apenas uma empresa. Todas as informações necessárias sobre os fabricantes estão disponíveis na nuvem.

mapa mundi com fábricas e pessoas interligadas, ambas representando a manufatura em nuvem. cloud manufacturing industrialevo.com
Mapa mundi – Manufatura em Nuvem

Isso acaba por criar um modelo em que várias empresas compartilham seus recursos com os visitantes do site. Ao mesmo tempo, eles oferecem possibilidades para reduzir impactos ambientais e reduzir custos ao tomar decisões inteligentes.

Hoje, vemos essas plataformas de manufatura oferecendo serviços para fabricação de chapas metálicas, impressão 3D, usinagem CNC (Comando numérico computadorizado) entre outros, o usuário escolhe o modelo, quantidade, tamanho e a empresa fabrica.

CARACTERÍSTICAS DA MANUFATURA EM NUVEM

Flexibilidade

Dependendo da plataforma de fabricação, é oferecido uma grande variedade de recursos. A fabricação de peças é atribuída ao fabricante capacitado mais próximo. O sistema automatizado escolhe um parceiro de produção com base nessas qualidades, sendo responsável por obter custos mais baixos e impactos ambientais menores por distâncias de entrega mais curtas.

Qualidade de produção

Este é um dos aspectos principais para os clientes e encontrar bons fornecedores nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas plataformas de fabricação na nuvem apenas procuram obter o maior número possível de parceiros, outros realizam a devida checagem enviando vários pedidos de teste primeiro. Isso ajuda a garantir uma excelente qualidade de produção, não necessitando o cliente ter que passar pelo processo de verificação por conta própria.

curso básico de metrologia industrialevo.com

Compartilhamento de Contas

Através das plataformas de fabricação, todas as partes envolvidas têm uma visão geral do progresso. Isso permite que uma equipe trabalhe em um projeto conjunto, sem a necessidade de manter-se procurando por informações com outros membros, pois ela já está disponível na plataforma. Diferente do momento atual onde as informações precisam ser garimpadas por não estarem prontamente disponíveis.

Cotações instantâneas

A capacidade de receber cotações instantâneas para modelos ou desenhos CAD aumenta a eficiência e oferece a alocação ideal de recursos de engenharia. Enquanto isso, os sistemas inteligentes acumulam dados e otimizam o processo de precificação.

Distribuição/Compartilhamento de trabalho

A manufatura em nuvem ajuda a manter os prazos baixos, através da distribuição do trabalho de maneira uniforme.

Um exemplo: Um cliente pede 2000 peças. O fabricante X tem capacidade de execução, porém não tem espaço na agenda. As informações sobre disponibilidade estão na nuvem.

Depois, temos os fabricantes Y e Z, que também são parceiros. Embora não tenham capacidade para executar o trabalho sozinhos, conseguem assumir 1000 peças cada, neste caso a fabricação é dividida entre os dois. O pedido do cliente pode ser enviado para produção sem a espera de agenda do fabricante X.

Volumes para negociação

As plataformas de manufatura em nuvem têm capacidade de acúmulo de grande número de pedidos, tornando-as valiosas parceiras para empresas de fabricação. Esses grandes volumes favorecem a negociação de preços mais baixos. O preço final para o cliente é melhor do que eles poderiam negociar por conta própria. 

lean kanban do básico ao super avançado industrialevo.com

Recursos

Uma extensa rede de parceiros viabiliza a produção de uma grande variedade de peças. A nuvem pode agregar fabricantes com diferentes serviços e conhecimentos sob um único nome, assim o cliente deve ter menos ou zero aborrecimento. As plataformas têm os dados de capacidade e qualidade de cada fornecedor, sendo assim o pedido pode ser devidamente direcionado.

Menos pontos de falha

A manufatura em nuvem abrange todas as etapas, da cotação à entrega, contando com apenas um ponto de contato com o cliente. Sendo assim, a responsabilidade fica com apenas uma empresa e lidar com reclamações, atrasos etc. se torna muito mais fácil.

Considerações Finais

Dentre tantas características da manufatura em nuvem, com certeza o triângulo de ferro (Preço, Prazo e Qualidade) é um fator determinante. Os pedidos de fabricação podem ser enviados diretamente para a nuvem, onde a Inteligência Artificial (IA) encontra os fornecedores mais capacitados, com capacidade de fabricação, melhores prazos, melhores preços e com qualidade previamente testada.

As equipes de compras podem ser reduzidas e voltadas para negociações de serviços, compras de ativos e materiais de consumo entre outros, deixando que as negociações sejam feitas pela plataforma. Engenheiros podem ser destinados a soluções que tragam valor à empresa, não demandando esforço para geração de cotações e negociações.

Ponto de atenção: Cartéis podem ser formados caso os fornecedores de determinadas regiões interajam entre si. A segurança da informação deve ficar atenta e algoritmos devem realizar verificações no sentido de determinar a existência de tais práticas.

Sugestão de Leitura

A inovação da computação em nuvem na manufatura

Banner curso de instalador de energia solar de alta performance. link para o curso

About Flávio Santos

42 Anos, Eng. Eletricista, Eng. Segurança do Trabalho; MBA em Gestão Estrat. de Pessoas Lid. e Coaching; Pós-Graduado em Engenharia Industrial 4.0; Técnico em Instrumentação Industrial; 22 anos de experiência no setor industrial Químico, Petroquímico, Sucro-Alcooleiro, Alimentício, Geração de Energia, Projetos e Gestão. Amante da NBA e Mestre Cervejeiro nas horas vagas.

Seu comentário será sempre bem vindo.