Níveis de Certificação Six Sigma

entendendo-os-belts-do-six-sigma-industrialevo-banner

Os profissionais de qualidade, de acordo com suas atribuições, têm o objetivo de aumentar a qualidade, a competitividade e a lucratividade das corporações. Neste contexto a filosofia de melhoria contínua Lean Six Sigma é a que mais se destaca. Conheça os níveis de certificação Six Sigma para profissionais.

Níveis de Certificação Six Sigma

Laudo SPDA condominios indústrias fspericias.com.br

Os objetivos mais comuns para projetos de melhoria

Toda organização tem oportunidades de melhoria em seu desempenho, por melhores que sejam seus resultados, até aquelas classificadas como Classe Mundial estão incessantemente buscando redução de desperdícios.

Melhorias mais Comuns

Aumentar:

Receitas/Vendas,
Margem Líquida,
OEE (Eficácia Global de Equipamento),
OTD (Entrega dentro do prazo),
Índice de Desenvolvimento de Pessoas,
Taxa de sucesso em negociações etc.

7 ferramentas da qualidade industrialevo.com

Reduzir:

Perdas / Erros / Retrabalhos,
Sobrevolume / Subvolume,
Sobrepeso / Subpeso,
Consumo específico de energias/de matérias-primas,
Tempo de Parada/partida,
Reclamações e devoluções de Clientes,
Estoques,
Incidentes e acidentes de trabalho etc.

Um guia para compreender os níveis de Certificação Six Sigma

Compreender os níveis do Six Sigma Belts (faixas) pode parecer confuso. No entanto, esta divisão de atribuições para cada Certificação Seis Sigma esclarece as diferenças de desempenho e funções típicas de cada nível.

certificacao-six-sigma-industrialevo
Pirâmide invertida / Nível de conhecimento

Quais são os belts do Six Sigma?

A metodologia Six Sigma apresenta o uso de um sistema de faixas coloridas (belts) para sua certificação. Para receber esta certificação, o profissional deve seguir um processo hierárquico.

Estes são os belts e os níveis de certificação Six Sigma que um profissional pode alcançar:

White Belt  – A certificação de White belt demonstra um nível introdutório de conhecimento aos conceitos fundamentais de Six Sigma.

Yellow Belt  – Esta certificação indica que você aprendeu os detalhes de como o Six Sigma funciona, como suas disciplinas são aplicadas ao local de trabalho e onde melhor concentrar seu tempo enquanto aprende o processo.

Green Belt  – A certificação Green Belt foca na análise avançada e resolução de problemas relacionados a projetos de melhoria da qualidade. Green Belts lideram e gerenciam projetos, ao mesmo tempo que fornecem suporte para os Black Belts.

certificacao-green-belt-six-sigma-industrialevo-CAE

Black Belt  –  Este é um nível de especialista em filosofias e princípios Six Sigma. Black Belts são conhecidos como agentes de mudança dentro de uma organização, e lideram equipes de projeto.

Master Black Belt – Um Master Black Belt representa o topo da estrutura do Lean Six Sigma. Eles têm vasta experiência e são líderes em seus campos, liderando também vários projetos.

Sobre as vantagens e os requisitos de cada nível de belt da Certificação Six Sigma, o fator mais importante é o grau de envolvimento no trabalho ou projetos.

Entendendo as atribuições de cada belt

Belts-faixas-six-sigma-industrialevo
Belts (faixas) do Six Sigma / industrialevo.com

Six Sigma Champion

O primeiro nível de certificação Six Sigma é chamado de Champion (Campeão). Um campeão não é um belt, por si só, mas é uma função crítica em um projeto ou organização Six Sigma. Sua função principal é garantir que os projetos operacionais estejam alinhados com os objetivos de negócios de nível estratégico.

Ele também é conhecido como Patrocinador de Projetos, ou Owner (proprietário) ou Sponsor (padrinho), que patrocina projetos de melhoria conduzidos com a metodologia Lean Six Sigma (DMAIC). Por sua vez, assume cargo em nível de Liderança: Proprietário/Presidente/CEO, CFO, Diretoria, Gerência ou Coordenação.

Six Sigma White Belt

Começando pelo Faixa Branca. Este é o primeiro nível do processo de Certificação Six Sigma. Começando no nível do solo, resolvendo problemas em nível local. Os White Belts irão se conectar com indivíduos do nível superior da pirâmide, como os profissionais com Green ou Black Belt, para resolver cada problema. O objetivo de um White Belt é entender os conceitos fundamentais do Six Sigma.

Six Sigma Yellow Belt

O Faixa Amarela é o segundo degrau na certificação, entrando nos detalhes de como o Six Sigma funciona, o que é, como as disciplinas podem ser aplicadas ao local de trabalho e onde melhor concentrar seu tempo enquanto aprende o processo.

Um profissional Yellow Belt é bem versado nos fundamentos do Lean Six Sigma, que inclui todos os aspectos das fases do DMC (Define, Measure, Control). Esta é a faixa onde a diversão está apenas começando para eliminar defeitos de sistemas corporativos.

Six Sigma Green Belt

certificacao-green-belt-six-sigma-industrialevo-CAE

O Green Belt apoia um Black Belt analisando e resolvendo problemas de qualidade, e se envolve nos projetos de melhoria de qualidade, auxilia também na revisão de dados e sugestões enviados por belts de nível mais baixo (White e Yellow).

Eventualmente, os Green Belts terão experiência suficiente para liderar e gerenciar um projeto próprio. Tudo depende do nível de experiência em um determinado campo.

Aqueles com um Green Belt serão capazes de aplicar ferramentas como o DMAIC. Eles também serão capazes de auxiliar Black Belts em equipes Six Sigma para fornecer melhorias mensuráveis ​​para a empresa.

Candidatos com conhecimento profundo dos métodos e procedimentos Six Sigma no nível do Green Belt têm uma vantagem distinta na busca por uma carreira. Gerentes de contratação procuram candidatos com o conhecimento e a experiência que estes possuem.

Tipicamente os trabalhos para quem tem um Green Belt : Engenheiro estrutural de conformidade, Engenheiro líder de manufatura, Especialista em sistemas operacionais, Analista de processos de negócios, Engenheiro de projetos e Gerente de projetos de TI.

Six Sigma Black Belt

Um Black Belt entende e aplica as filosofias e princípios do Six Sigma. Este especialista demonstra liderança de equipe e entende todos os aspectos do modelo DMAIC.

Black Belts são os agentes de mudança dentro de uma organização. Tendo uma compreensão profunda da dinâmica da equipe, lidam com atribuições e responsabilidades dos membros da equipe, na maioria das vezes, esses membros da equipe são Green Belts.

O objetivo de um Black Belt é melhorar a qualidade geral e a lucratividade. Em média, os black belts economizam para as empresas aproximadamente R$ 1.000.000 por projeto.

Tipicamente os trabalhos para quem tem um Black Belt incluem: Gerente de Manufatura, Gerente de Projetos, Gerente e Vice-presidente de Operações.

Six Sigma Master Black Belt

Os master black belts são o topo da cadeia alimentar para especialistas no assunto Lean Six Sigma / Black Belt.

Os requisitos de Master Black Belt para indivíduos são pelo menos cinco anos ou 10 projetos como black belt ao longo de sua experiência como profissional. 

Tipicamente os trabalhos para quem tem um Master Black Belt incluem: Engenheiro de Processo Sênior, Gerente de Projeto Sênior, Especialista em Transformação Enxuta e posições semelhantes.

Hospedagem hostinger 20% de desconto cupom industrialevo.com

O Mercado para os profissionais certificados

Depois de compreender completamente os níveis do Six Sigma, obter a certificação e progredir nos níveis pode ser difícil, mas recompensador. Empresas em todo o mundo reconhecem a certificação Six Sigma como prova de que um indivíduo possui o conhecimento necessário para otimizar e impulsionar estas corporações.

Os gerentes de contratação buscam os profissionais certificados Six Sigma, a fim de melhorar os processos, aumentar a lucratividade e a eficiência geral.

O Profissional certificado e treinado tem a sua disposição as ferramentas necessárias para prosperar em muitas posições. Terá um conhecimento de como reduzir custos, aumentar a receita, otimizar processos de negócios e melhorar a adesão dos funcionários.

Como o treinamento Six Sigma pode promover sua carreira

Nenhuma barreira para a realização, não existem pré-requisitos universais para se tornar um certificado Six Sigma.

Subir na organização. Muitas empresas oferecem treinamento Six Sigma para sua força de trabalho. O objetivo é formar colaboradores que já entendam a cultura interna e as operações do negócio. Neste ambiente, um profissional com certificação Six Sigma tem uma verdadeira “vantagem” nas oportunidades de promoção.

Scrum online Gestão ágil de projetos ágile industrialevo.com

Tornar-se mais visível e experiente. Os funcionários que trabalham em projetos Six Sigma são encarregados de olhar para toda a organização. Como resultado, conhecem todos os setores da empresa e por seu compromisso com a melhoria da qualidade e da eficiência os coloca “no radar” dos executivos de nível sênior.

Reputação de especialista. Indivíduos com experiência significativa em Six Sigma frequentemente recebem pedidos de palestras de organizações comerciais e grupos da indústria. Afinal, “melhoria da qualidade” é um tema essencial nos dias de hoje, independentemente do tipo de negócio.

Qualquer organização poderia usar algum tipo de melhoria em seus processos internos – isso representa uma estratégia única para funcionários ambiciosos mudarem de carreira e / ou avançar em campos de sua escolha.

A ideia do Six Sigma é que se possa medir o número de defeitos que possui um processo. Uma vez conhecido esse valor, pode-se eliminar os defeitos sistematicamente. O objetivo é essencialmente chegar o mais próximo possível de zero defeitos.

Considerações finais

Qualquer que seja o nível que o profissional busque, como um Six Sigma, você terá as ferramentas para prosperar nos negócios. Uma Certificação Lean Six Sigma ajudará você a acelerar sua carreira como um verdadeiro especialista no assunto para eliminar deficiências de uma empresa.

Isso o torna valioso e o colocará à frente da concorrência por consideração de emprego.

Esperamos ter ajudado você a entender os níveis dos profissionais certificados Six Sigma, juntamente com os benefícios, desafios e expectativas.

About Flávio Santos

42 Anos, Eng. Eletricista, Eng. Segurança do Trabalho; MBA em Gestão Estrat. de Pessoas Lid. e Coaching; Pós-Graduado em Engenharia Industrial 4.0; Técnico em Instrumentação Industrial; 22 anos de experiência no setor industrial Químico, Petroquímico, Sucro-Alcooleiro, Alimentício, Geração de Energia, Projetos e Gestão. Amante da NBA e Mestre Cervejeiro nas horas vagas.

Seu comentário será sempre bem vindo.