O que é Lean Six Sigma?

Lean Six Sigma o que é? industrialevo.com

A metodologia Lean visa a redução de resíduos no processo, enquanto o Six Sigma, a redução de variação do processo. No entanto, ambas as abordagens andam de mãos dadas para realizar todo o potencial de melhorias no processo. Conheça o que é Lean Six Sigma.

Para entendermos melhor, vejamos o que é o Six Sigma?

Laudo SPDA condominios indústrias fspericias.com.br

O Six Sigma: metodologia de solução de problemas orientada a dados. Tem seu objetivo na melhoria contínua do processo com baixos defeitos. Sendo o foco deste método as variações do processo e sua ênfase, a satisfação do cliente. Segundo Pyzdek e Keller (2011), o Seis Sigma tem seu foco direcionado em auxiliar a empresa a ser mais rentável, voltado a atender aos requisitos do cliente, a prevenção de defeitos, a redução do tempo de ciclo e dos custos. Seus benefícios vão direto ao ponto principal – identificar e eliminar os custos que não agregam valor aos clientes.

Quando o Six Sigma surgiu?

Um programa recente na área de gestão de qualidade surgiu no final da década de 1980, na Motorola – denominado Seis Sigma. Este programa apresenta diversas características dos modelos anteriores (como o ISO 9000), como o pensamento estatístico, porém, com maior ênfase no controle da qualidade e na análise de soluções de problemas (CARVALHO; PALADINI, 2012)

Ouça o áudio do artigo:

Assista ao video do artigo:

Video postado em www.YouTube.com/IndustrialEvo

Objetivo do Six Sigma

certificacao-green-belt-six-sigma-industrialevo-CAE

O objetivo do Six Sigma é tornar um processo eficaz com 99,99966% de conformidade. Isso significa que um processo Six Sigma produz 3,4 defeitos (0,00034%) por milhão de oportunidades ou menos como resultado.

Cada um de seus 6 Sigmas representa um valor de conformidade, conforme tabela de referência Sigma x Defeito x Conformidade. Empresas abaixo de 5 Sigmas tem grandes problemas com a qualidade e um elevado custo com desperdícios.

tabela-6-sigmas-industrialevo
Tabela: Referência Sigma x Defeitos x Conformidades

O Six Sigma é uma metodologia estruturada voltada para a solução de problemas, e utiliza uma estrutura chamada DMAIC. Existem cinco fases/estágios nessa estrutura. 

  • DEFINE (Definir) 
  • MEASURE (Medir)
  • ANALYSE (Analisar)
  • IMPROVE (Melhorar)
  • CONTROL (controlar)
Hospedagem hostinger 20% de desconto cupom industrialevo.com

DMAIC – As Fases do 6 Sigma

Nesta etapa, os objetivos do projeto são descritos. Um componente importante dessa fase é um termo de abertura do projeto. Trata-se de um documento para um projeto seis sigma. Uma carta típica contém as seguintes informações:

DEFINE (Definir)

  • Case de negócios
  • Declaração do problema
  • Declaração de meta
  • Escopo do projeto
  • Recursos
  • Linhas do tempo
  • Benefícios estimados

Este estatuto fornece uma visão geral de um projeto seis sigma e deve ser aprovado pela alta gerência para dar continuidade ao projeto seis sigma.

DMAIC-Lean-6-Sigma-industrialevo
DMAIC Lean 6 Sigma https://industrialevo.com

MEASURE (Medir)

As variáveis ​​de processo são medidas nesta fase. São coletados os dados do processo. A linha de base é obtida e as métricas são comparadas ao desempenho final. A capacidade do processo também é obtida.

ANALYSE (Analisar)

Nesta fase, a análise da causa raiz é realizada. Ferramentas de análise complexas são utilizadas para identificar as causas principais de um defeito. São utilizadas para identificar as causas principais, ferramentas como histogramas, gráficos de Pareto, diagrama de Ishikawa (espinha de peixe ou causa e efeito).

Para verificar e validar causas, são realizados testes de hipóteses , teste de regressão, teste ANOVA (Variância), qui-quadrado (Hipóteses sobre dados categóricos) etc.

Scrum online Gestão ágil de projetos ágile industrialevo.com

IMPROVE (Melhorar)

Depois que as causas-raiz finais são identificadas, é preciso formar soluções para melhorar o processo. As etapas para identificar, testar e implementar as soluções para eliminar as causas principais fazem parte desse estágio. Estudos de simulação, Projeto de experimentos, Prototipagem são algumas das técnicas usadas aqui para melhorar e maximizar o desempenho do processo.

CONTROL (Controlar)

Após a implementação das soluções, seu desempenho deve ser  registrado. Um sistema de controle deve estar em vigor para monitorar o desempenho após a melhoria. Um plano de resposta é desenvolvido para lidar com a falha da solução.

A padronização de processos por meio de planos de controle e instruções de trabalho geralmente faz parte dessa fase. Gráficos de controle mostram o desempenho do processo. Os benefícios do projeto são discutidos e verificados em relação ao estimado. O principal objetivo desta fase é garantir a retenção dos ganhos.

Lean Six Sigma

O que é o Lean Six Sigma?

Definindo o Lean Six Sigma:

Segundo a ASQ (Sociedade Americana de Qualidade), “O Lean Six Sigma é uma filosofia de aprimoramento baseada em fatos e em dados que valorizam a prevenção de defeitos e a detecção de defeitos. Ele promove a satisfação do cliente e os resultados finais, reduzindo a variação, o desperdício e o tempo do ciclo, promovendo o uso da padronização e do fluxo de trabalho, criando assim uma vantagem competitiva. Aplica-se a qualquer lugar que exista variação e desperdício, e todo funcionário deve estar envolvido.

Combinando estratégias de Lean e Six Sigma, os princípios enxutos ajudam a reduzir ou eliminar os desperdícios do processo, com o Six Sigma se concentrando na variação – redução no processo. Desta forma, os princípios do Lean Six Sigma melhoram a eficiência e a qualidade do processo.

lean-e-six-sigma_industrialevo
Junção do Lean com o Six Sigma

Por que o Lean Six Sigma vem ganhando importância e espaço no cenário atual?

Por hoje o ambiente ser muito dinâmico, a abordagem Lean ou Six Sigma não conseguem trazer todo o potencial para melhorias se aplicadas isoladamente. A integração do Lean e do Six Sigma garante excepcionais melhorias.

7 ferramentas da qualidade industrialevo.com

Nesta abordagem de gerenciamento, tradicionalmente a metodologia Lean é usada primeiro para remover o desperdício em um processo, e posteriormente, as ferramentas Six Sigma são usadas para melhorar (reduzir) as variações do processo.

Hoje, esses dois métodos andam de mãos dadas. O objetivo final é melhorar os processos, reduzindo as variações e eliminando o desperdício. Trata-se de um processo de melhoria contínua, em que os métodos Lean e o Six Sigma se aproximam, durante o processo de PDCA.

A extensão das abordagens pode variar dependendo das complexidades do processo ou da melhoria buscada. A combinação desses dois métodos ajuda no desenvolvimento de processos simplificados com alta qualidade e resultados. Melhora os lucros finais e ajuda a cumprir as metas de negócios. 

A abordagem integrada de gerenciamento Lean Six Sigma vem sendo usada em vários setores e indústrias. Promove mudanças excepcionais no desempenho da organização. O Lean Six Sigma leva a desfrutar de vantagens competitivas em várias empresas do mundo.

Estas podem ser empresas de produtos ou serviços. A metodologia Lean Six Sigma melhora os processos e os torna eficientes. A chave do sucesso é o suporte gerencial, o envolvimento dos funcionários e o compromisso de melhorar a satisfação do cliente.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um modelo de quatro etapas para realizar a mudança. Assim como um círculo não tem fim, o ciclo PDCA deve ser repetido várias vezes para a melhoria contínua. O ciclo PDCA é considerado uma ferramenta de planejamento de projetos.

six sigma ciclo-pdca-industrialevo
Ciclo PDCA https://industrialevo.com

O Procedimento PLAN-DO-CHECK-ACT

1. PLAN (Planejar): reconhecer uma oportunidade e planejar uma mudança.

2. DO (Fazer): Testar a mudança. Faça um estudo em pequena escala.

3. CHECK (Verificar): Revise o teste, analise os resultados e identifique o que você aprendeu.

4. ACT (Agir): Aja com base no que você aprendeu na etapa de estudo. Se a mudança não funcionar, repita o ciclo com um plano diferente. Se você teve sucesso, incorpore o que aprendeu com o teste em mudanças mais amplas. Use o que aprendeu para planejar novas melhorias, reiniciando o ciclo.

Certificações para Especialistas

Para certificação de Especialistas, a metodologia Six Sigma fornece o uso de um sistema de belts (faixas) coloridas para sua certificação. Para receber a Certificação Six Sigma, deve-se seguir um processo hierárquico.

Estes são os 5 belts no Six Sigma de certificação que podem ser alcançados:

White Belt  – A certificação de faixa branca demonstra um nível introdutório de conhecimento aos conceitos fundamentais de Six Sigma.

Yellow Belt  – A certificação Yellow Belt indica o aprendizado dos detalhes de como o Six Sigma funciona, como suas disciplinas são aplicadas ao local de trabalho e onde melhor concentrar seu tempo enquanto aprende o processo.

Green Belt  – A certificação Green Belt foca na análise avançada e resolução de problemas relacionados a projetos de melhoria da qualidade. Green Belts lideram e gerenciam projetos, ao mesmo tempo que fornecem suporte para Six Sigma Black Belts.

certificacao-green-belt-six-sigma-industrialevo-CAE

Black Belt  –  A certificação de Black Belt significa que você é um especialista em filosofias e princípios Six Sigma. Black Belts são conhecidos como agentes de mudança dentro de uma organização que lideram equipes de projeto.

Master Black Belt – Um Master Black Belt representa o topo da estrutura de realização de Lean Six Sigma. Eles têm vasta experiência e são líderes em seus campos.

certificacao-six-sigma-industrialevo
Pirâmide invertida / Nível de conhecimento

Considerações Finais

A metodologia Lean visa a redução de resíduos no processo, enquanto o Six Sigma, a redução de variação do processo. No entanto, ambas as abordagens andam de mãos dadas para realizar todo o potencial de melhorias no processo.

Uma abordagem integrada do Lean Six Sigma ajuda a melhorar a eficiência do processo, otimizando recursos e aumentando a satisfação do cliente, além de melhorar os lucros e reduzir os custos. Eles têm seus benefícios quando aplicados a diferentes processos de negócios. Melhoram a qualidade dos processos existentes e fazem de você um gerente melhor.

About Flávio Santos

42 Anos, Eng. Eletricista, Eng. Segurança do Trabalho; MBA em Gestão Estrat. de Pessoas Lid. e Coaching; Pós-Graduado em Engenharia Industrial 4.0; Técnico em Instrumentação Industrial; 22 anos de experiência no setor industrial Químico, Petroquímico, Sucro-Alcooleiro, Alimentício, Geração de Energia, Projetos e Gestão. Amante da NBA e Mestre Cervejeiro nas horas vagas.

Seu comentário será sempre bem vindo.